quarta-feira, 18 de maio de 2011

18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E Á EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL


“Esquecer é permitir. Lembrar é combater”. Este é o slogan do 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. Instituído em 2000, o dia faz alusão a um crime, ocorrido no Espírito Santo, há 27 anos, em que Araceli Cabrera Sanches , então com oito anos de idade, foi violentada e assassinada. A campanha do Dia 18 de maio, produzida pelo CEDECA/BA, foi adotada pelo Governo Federal. 

Aqui em Glória do Goitá o dia foi vivenciado com uma passeata e palestras envolvendo estudantes, professores, Conselho Tutelar, autoridades locais e a sociedade em geral.
Oa alunos da escola Santa Rita se prepararam para este dia, sob a orientação da professora Maria José, confeccionaram cartazes para acompanharem a passeata da escola até a praça pública, onde o assunto foi discutido em um palanque ali armado especialmente para este acontecimento. Após o evento os estudantes voltaram para a escola satisfeitos por terem colaborado para que possamos ter a esperança de que num futuro próximo nossas crianças e adolscentes possam estar mais protegidas contra este crime tão repgnante.

3 comentários:

  1. Que bom que gostaram de nossa ideia!

    Ah, muito bem lembrado este tema! Que bom saber que escolas buscam interagir os alunos/jovens de hoje com os temas atuais que fazem parte de nosso dia-a-dia. Pois sabemos bem que isto é conhecimento para a vida de cada um.

    Abraços,
    - Equipe do Um Cantinho Especial

    ResponderExcluir
  2. Olá Escola Santa Rita, que tudo esteja bem com todos!
    Triste que nos dias de hoje, na verdade não deviam acontecer fatos deste naipe em época nenhuma, mas com toda a informação a que as pessoas têm acesso, é deveras inconcebível tal atitude de um ser para com outro que está iniciando sua história de existência.
    Grande gesto de todos nesta campanha e divulgação, talvez assim as pessoas tomem consciência que devemos proteger nossas crianças e ensiná-las a serem adultos saudáveis, não agredi-las ou tirar-lhes a vida de maneira nenhuma, quanto mais desta tão brutal!
    Parabéns pra vocês da escola em conscientizar estas crianças nestes movimentos!
    E deveras feliz por suas visitas e comentários desejo a todos infinita felicidade, agradecido pela amizade, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Penso que estas são
    as melhores lições
    que a educação pode mostrar.
    Ensinar o outro
    a cuidar do outro.
    Assim nasce uma sociedade
    mais justa
    e fundamentada no amor.

    Que as estrelas
    sempre brilhem em teu olhar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...